30 de ago. de 2012

Street Fighter 25 anos - parte 3

Vamos continuar a estória do game que faz 25 anos;

Street Fighter Alpha / Street Fighter Zero

Lançado em 1995, com sua estória ocorrendo entre o primeiro e o segundo Street Fighter voltando as origens do game. Assim como Ryu, Ken e Chun Li, os outros personagens de Street Fighter Alpha estão completamente diferentes comparando-se com versões anteriores, também foram incluídos lutadores do Street Fighter original e da série Final Fight. O sistema de combate se envolveu com batalhas dramáticas e enredos entrelaçados. Um lance interessante em Street Fighter Alpha é um modo de jogo secreto, o "Dramatic Battle", neste modo de jogo, os jogadores podem reviver situações do Street Fighter: The Animated Movie. O modo consiste em uma batalha "dois-contra-um" entre Ryu e Ken versus Bison. A música de fundo desse modo é o hit "Itoshisa to Setsunasa to Kokorozuyosa to" (Amor, Tristeza, Sentimentos), cantado por Ryoko Shinohara e Tetsuya Komura que era originalmente o tema principal do filme.

Imagem de Street Fighter Alpha / Zero;

Street Fighter Alpha 2 / Street Fighter Zero 2
Em Abril de 1996 é lançado o grande Street Fighter Alpha 2 (Zero 2), neste estão todos os personagens da versão passada a eles se juntam Rolento (Final Fight), Gen (Street Fighter), Dhalsim (Street Fighter II), Zangief (Street Fighter II) e a estreante Sakura. O destaque desta versão é a inclusão do Original (Custom) Combo, que possibilita montar seu próprio Super Combo. Outra função interessante é que agora todos os personagens ganharam 2 counters cada um: um com o botão de soco (normalmente anti-aéreo) e outro com botão de chute (normalmente para anular golpes em baixo), este foi considerado por muitos jogadores ao redor do globo, o melhor jogo da série.
 Não há uma história fixa para esse jogo, ele não é como o Street Fighter 1 ou 2, que os personagens se reúnem num torneio pra ver qual é o melhor. Neste jogo, cada personagem segue seu próprio caminho. Por isso pra não deixar muito confuso, na seção personagens já darei tanto o motivo pelo qual ele luta, o desfecho da história. A história ocorre em 1988, um ano após o término do primeiro Street Fighter. 

Imagem de Street Fighter Alpha 2;

Street Fighter Alpha 3 / Street Fighter Zero 3
Esse foi o último da série Alpha, lançado em 1998 traz todos os lutadores da versão anterior e alguns clássicos de versões Street Fighter II voltaram para esquentar ainda mais a luta, é claro que não poderiam faltar lutadores novos. Dos lutadores já conhecidos da versão Alpha 2, estão: Ryu, Ken, Chun-Li, Rolento, Adon, Sakura, Sodom, Zangief, Dhalsim, Rose, Dan, Guy, Sagat, M. Bison, Gen, Akuma, Birdie e Charlie. Aqueles trazidos da série Street Fighter II: Blanka, E-Honda, Vega e Cammy. Lutadores novos: Cody (Final Fight), Rainbow Mika (essa sim é 100% nova) e Karin (inimiga número 1 da Sakura, retirada de um dos verdadeiros mangás de Street Fighter japonês licensiados pela Capcom), Como o de costume, não poderiam faltar os lutadores secretos. 
 São eles: Juni & Juli (sequestradas pela Shadaloo, são subordinadas de M. Bison através de lavagem cerebral) e Balrog (aquele boxeador da serie Street Fighter II). Com a chegada das versões caseiras (Sony PlayStation, Sega Dreamcast, Sega Saturn, Nintendo Game Boy Advance e Sony PSP) foram conhecidos mais 3 personagens secretos: Guile, Evil Ryu, Shin Akuma. Além desses 3 lutadores secretos, as versões caseiras trazem também mais 7 que podem ser escolhidos normalmente: Fei Long, Dee Jay, Thunder Hawk (PlayStation, Saturn, Dreamcast, PlayStation 2, Game Boy Advance e PSP) Yun, Maki, Eagle (Game Boy Advance e PSP) e Ingrid (PSP). Outra mudança interessante: (presentes nas versões caseiras e no arcade) foram as falas do narrador que antes de começar a luta, fala coisas novas agora como: "Get Ready Fighters", "Go for Broke", "Fight or Die", "You can't give up", "Show Time" entre outras frases. 
 Quando acaba a luta, também rola umas falas legais do narrador como: "I can't believe my eyes!" ou "What a terrible Fighter!!!" entre outras. A jogabilidade mudou radicalmente, Não vamos mais encontrar a jogabilidade Alpha 2 nesse jogo e sim uma jogabilidade diferenciada e mais interessante. A principal mudança é que agora você escolhe o estilo de luta (e não se trata apenas do Gen). São 3 estilos: Z-ISM, X-ISM e V-ISM, cada um com suas características diferentes.

 A-ISM / Z-ISM: Estilo de luta baseado no Street Fighter Alpha / Street Fighter Zero. Cada lutador tem mais de um Super Combo, Golpes Especiais no estilo Street Fighter Zero, todos tem um Zero Counter (Alpha Counter), todos tem o Roll (levantar rolando) e o Techical Hit (sair com com 0% ou 50% de danos de um arremesso qualquer) e todos tem defesa aerea baseada em Street Fighter Zero 2. Agora, os níveis de Super Combos são definidos de acordo com a força do botão pressionado: Fraco = Level 1, Médio = Level 2 e Forte = Level 3 (esqueça o antigo sistema de apertar varios botões ao mesmo tempo). A barra de defesa é menor que no estilo X porém maior que no estilo V.

 X-ISM: Estilo de luta baseado no Super Street Fighter 2 X. Os Golpes Especiais são baseados no Super Street Fighter 2 X (só para variar um pouco). NÃO há defesa aérea, Zero Counter, Technical Hit e o Roll. A barra de defesa é a maior de todos os modos.

 V-ISM: O grande atrativo desse sistema é o Custom Combo / Original Combo. É o único sistema que o possui, acionando-se com um botão de Chute e um de Soco ao mesmo tempo, de mesma força. A velocidade do Original Combo é maior quando se aperta 2 botões fracos e menor quando se aperta dois botões médios e assim sucessivamente. Não existem Super Combos, de resto, todos so elementos do modo Z-ISM estão presentes. Como só há um level de barra, o Zero Counter gasta metade dessa barra e a duração do combo vai até a barra se esgotar ou se você for acertado por um golpe. O Original Combo pode ser acionado a partir do momento que a barra de Super estiver mais que a metade cheia.
Um dos poucos "defeitos": os finais dos personagens são bem parecidos, justamente pelo fato do enredo do jogo meio que girar em torno do ditador da Shadaloo. 
A estória do jogo é muito complexa e muito grande, colocaremos ela em outro post.

Imagem de Street Fighter Alpha 3

Fonte: Street Fighter Brasil e UOL Jogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário